contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

Artigo

OS LÍDERES PRECISAM TER PRAZO DE VALIDADE

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos

[:pb]Marshall Goldsmith – tradução e adaptação Wladimir R. Palermo

Normalmente as pessoas bem-sucedidas são altamente comprometidas com seu trabalho. Aqui está o problema: quanto mais comprometidos estamos com um determinado caminho, mais difícil se torna para nós admitir quando é hora de partir. É por isso que os líderes precisam de prazo de validade – muitas vezes é muito difícil para eles definir esses prazos para si mesmos.

Tive o privilégio de trabalhar com muitos CEOs. Eu também tive o infeliz privilégio de trabalhar com uns poucos para quem era hora de sair. Eu disse a eles, “É hora de sair agora. Deixe com dignidade. Não se envergonhe. Vire a página”.

Alguns saíram. Mas outros preferiram ficar.

Por que não saíram quando era hora de ir?

Porque é incrivelmente difícil para os líderes de grande sucesso, que colocaram seu coração e alma em algo, para olhar no espelho e dizer: “Isso não está funcionando mais. É hora de ir. Não dá mais prazer continuar”.

Por serem tão comprometidos com o que estão fazendo torna-se muito difícil para eles ouvir informações contrárias. Isto é verdade para os líderes em todos os níveis, não apenas para os C-Level.

Quase todos os executivos passam por este diálogo como parte do desafio de virar a página.

Este receio muitas vezes resulta em adiamento do anúncio de sucessão ou de saída até o último minuto – e inibe o que poderia ter sido um processo de transição muito mais suave.

Quando se aproximar a hora para sair ou para ser sucedido, enfrente a realidade: você será progressivamente esquecido.

A atenção mudará imediatamente para o seu sucessor. A visão de futuro dele significará mais do que a sua significava.

Qualquer que seja o caso, comece a transferência de poder antes que você precise. Envolva o seu sucessor em todas as decisões importantes e, na medida do humanamente possível, certifique-se de que ele concorda com qualquer uma das suas estratégias anunciadas.

Lembre-se, ele é a pessoa que vai ter que viver com essas estratégias nos próximos anos – e fazê-las funcionar.

Seja uma pessoa feliz. Vá para casa um pouco mais cedo. Passe mais tempo com a família que você pode ter negligenciado no passado. Renove seu casamento. Faça algo diferente que o faça mais feliz.

Meu conselho final é simples, mas muitas vezes ignorado – concentre-se menos no que você está deixando e mais sobre onde você estará indo em seguida.

Marshall Goldsmith é um dos maiores influenciadores de Executivos no ambiente corporativo dos Estados Unidos.[:]

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply