contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

Artigo

VOCÊ CONHECE ALGUM LÍDER ASSIM?

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos

Veja se você conhece algum ocupante de cargo de liderança que age de acordo com o texto abaixo:

Trata as pessoas com aspereza e com dureza, agindo com intolerância, rigidez e teimosia, apresentando dificuldade para ouvir até o fim sem interromper, além de dificuldade para lidar com ideias opostas e também para delegar, tentando controlar tudo e todos, chegando até a praticar microgerenciamento.

Certamente isso não acontece na sua empresa, só nas outras…
Por isso é provável que você apenas “conheça de leve” alguém assim. Ou alguém tenha lhe contado que tem um amigo que conhece um sujeito cujo chefe é assim…
Espero que seu superior não aja assim, e se você ocupa um cargo de liderança, torço verdadeiramente para que você não aja assim.
O que leva o ocupante de um cargo de liderança a agir desta maneira?
A primeira coisa que poderíamos considerar é que cerca de 80% das pessoas não tem consciência dos seus atos, agindo de modo automático, uma espécie de “instinto”, de “natureza”.
Em seguida precisaríamos considerar que uma pessoa que exerce um cargo de liderança não deveria fazer parte destes 80%, pois liderar pessoas requer comportamentos que não deveriam ser inconscientes e automáticos.
Então o que poderia explicar tais comportamentos nestas pessoas?
A meu ver a única explicação é: “Falta de Confiança”!
Estes comportamentos revelam que a pessoa tem muita dificuldade para confiar em qualquer outra pessoa que não seja ela mesma.
E ao não confiar em mais ninguém elas centralizam tudo, determinam o que deve ser feito e como deve ser feito, controlam o tempo todo a tudo e a todos, não deixam que ninguém faça diferente do que determinou, não conseguem lidar com ideias diferentes das suas, revelam a capacidade sobrenatural de saber tudo o que as pessoas irão dizer, antes mesmo que terminem de dizer, e por isso as interrompem.
Como estas pessoas acreditam que foram ungidas com toda a sabedoria do mundo (e as demais foram ungidas com toda a estupidez do mundo), tratam os demais com aspereza, dureza, rigidez e mesmo com agressividade.
Por traz de tudo isso está a “falta de confiança”, sem a qual não existe equipe (talvez euquipe).
Um bom amigo me disse recentemente que “estas pessoas são até mesmo capazes de construir alguns impérios, mas certamente serão elas mesmas que os destruirão”.
Um forte abraço

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply