Seu Mindset, seu destino!

Denise Bee

A palavra Mindset ganhou força ultimamente e vem sendo repetida por muitos profissionais de coaching e counseling no mundo todo. Estamos falando dos modelos mentais. Estamos falando de crenças, de estereótipos, de modos de pensar a si mesmo e ao mundo.

O Mindset é como a sua mente, a minha e a de todos nós, foi “formatada”. É uma programação que em algum momento sofremos e agora mantemos como se fosse o segredo de uma vida bem-sucedida e a garantia de sucesso, saúde e bem-estar. Trata-se daqueles aprendizados da infância, da adolescência ou de outras fases da vida, de pessoas com quem convivemos e das referências que orientam nossos comportamentos e nossas ideias.

Ilusoriamente pensamos que nos dirigimos autônomos com nossa mente, nossa racionalidade, nossa vontade. Mas é o Mindset que nos dirige. De um mundo de possibilidades de ação, o Mindset nos dá somente algumas. As outras não vemos! Sequer podemos imaginá-las!

Nos processos de Coaching e Counseling é mister encontrá-las, afinal, não haverá mudanças se não ocorrer o desmascaramento desses “programas ocultos”. Estes se mantêm ocultos porque se mascaram de verdades que parecem boas, funcionais e, por isso, nunca são colocados à prova. Talvez foram realmente funcionais um dia, sendo agora replicados indiscriminadamente como uma “matriz de comportamento” aplicada a situações muito diferentes. Todavia, para o adulto que você é hoje e com os desafios que você tem como gestor, seu Mindset permite a atitude necessária?

Rever a própria mente tomadora de decisões, confrontá-la quanto à funcionalidade, é uma das questões-chave.

Podemos fazer isso sozinhos? A experiência revela que dificilmente conseguimos ver, pinçar, questionar e mudar crenças sem ajuda externa profissional. E não se pode gerenciar aquilo que não se conhece, não é?

Nas conversas corriqueiras, as crenças não emergem. Operando desconhecidas, elas destroem. Mas, em conversas estruturadas, reflexivas e inteligentes, como no ambiente de Coaching e de Counseling, elas podem ser devidamente flagradas e desconstruídas. No lugar delas nasce uma nova visão, mais útil, mais funcional para a gestão e para os desafios do momento.

E você, já se deparou com más ou limitadoras crenças mascaradas de boas? Já se deu conta de que elas o impediram de obter maior satisfação na vida, melhores resultados financeiros, maior orgulho de si mesmo ou de contribuir mais no seu mundo?

Desestabilizar essas ideias e desmascará-las, porque estão limitando a expressão da sua melhor parte, é um dos grandes ganhos de um processo de Executive Counseling.

Fale conosco: contato@bestinclassgroup.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.