contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

Artigo

Você acha que tem capacidade para aceitar o cargo?

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos, Uncategorized

Vou começar dizendo o seguinte – como resposta à história maravilhosamente polêmica escrita pelo Wladimir: os antigos Sábios Orientais concluíram que o Sucesso de uma Pessoa, em qualquer área de sua vida, depende de 5 áreas de Influência seguindo uma ordem de importância:

  1. Capacidade Instalada- Conhecida através do Autoconhecimento, marca a vida da Pessoa de acordo com seu nascimento, sendo que, em princípio, não poderia ser mudada, apenas conhecida e interpretada. É definida pela fórmula matemática de nosso DNA, mostrando todas as qualidades inerentes que a Pessoa traz dentro dela, representadas pela somatória de seus pontos fortes e seus pontos frágeis.
  2. Sorte- Varia com o tempo, desde o nascimento da Pessoa e pode ser prevista.
  3. Ambiente- Pode ser manipulado de tal forma que a Pessoa possa conseguir melhorar sua Capacidade Instalada e sua Sorte.
  4. Virtude e Caráter- Dependem da conduta da Pessoa e de como processa os seus sentimentos.
  5. Educação e esforço- Por mais Sorte que a Pessoa tiver, se ela ficar esperando que as coisas venham sozinhas, nada funcionará sem conhecimento e ação.

 

Estes Sábios, que dedicavam a sua sabedoria ao fortalecimento do Poder em Castas de povos onde a figura do Rei – Imperador tinha que ser fortalecida, conseqüentemente deviam conhecer o sistema melhor do que ninguém. Assim, se a Capacidade Instalada for mais forte do que todos os demais fatores, algumas Pessoas não precisarão de mais nada, nasceram com tudo e a vida será sempre favorável em tudo o que fizerem.

De outro modo, de uma forma mais extrema e até negativa, se uma Pessoa possuir fragilidades nas 4 primeiras áreas de influência, mesmo trabalhando que nem um louco, esforçando-se ao máximo, poderá ficar na mesma situação por muito tempo e dificilmente conseguirá para progredir significativamente na vida.

Mais dentro da realidade, podemos dizer que, partindo da Capacidade Instalada, a inter-relação dos demais Itens com esta, leva a Pessoa a definir seu Comportamento e sua Forma de Comunicação.

Tudo isto nos leva a perguntar por que temos jogadores de futebol muito bem sucedidos saídos de Faculdades que não tem nada a ver com a utilização de uma bola. E, assim, entra aqui a situação da Vocação da Pessoa – intimamente ligada à Capacidade Instalada, que se bem utilizada, leva a uma excelente Comunicação com o meio ambiente onde a Pessoa atua, seja social, familiar e/ou profissional. Se a Pessoa está dentro da sua linha vocacional definida sente-se Motivada e Feliz, para vencer quaisquer desafios que a vida lhe apresentar: todos conhecem Fábio Jr., e ele se desempenha melhor como Cantor ou como Ator?

Um artista nasce artista. Se não tem boa voz não vai poder cantar, e se não tem capacidade para representar e de emular uma personalidade, vai ser um péssimo ator. Você já imaginou Dunga fazendo o trabalho do Tarcísio Meira? Será que Dunga tem capacidade de dar vida a um personagem que nem Tarcísio?

Então dentro de todo o dito até aqui, será que uma pessoa Deve “aceitar o cargo” e representa-lo sem ter Capacidade Instalada para desempenhar o Cargo em questão? Será que esta Capacitada para esse Cargo?

Também, seguindo o que diz Wladimir, “Algumas perguntas surgem então:

  • Só pode utilizar com plenitude a Capacidade Instalada que possuir?
  • Dá para adicionar Capacidades não Instaladas?
  • Dá para ampliar uma Capacidade Instalada com nível inadequado?”

 

Podemos mudar sim ou aperfeiçoar a Fórmula matemática de nosso DNA, como falado no Item 1: ‘marca a vida da Pessoa de acordo com seu nascimento, sendo que, em princípio, não poderia ser mudado, apenas conhecido e interpretado.’. Existem metodologias práticas que podem ajudar a mudar e até aprimorar a Capacidade Instalada de uma Pessoa.

A Pessoa é um “Ser Multi-direcional”, que vive em um “Planeta Multi-direcional”, e dentro da fórmula de seu DNA pessoal existe uma ferramenta chamada de “Livre Arbítrio”. Para acionar essa ferramenta e chegar a dizer “Eu Sou o que Eu quero Ser”, alguns caminhos terão que ser percorridos, dentre eles:

  • Auto-conhecimento – somente através dele é que a pessoa pode saber a sua Capacidade Instalada e decidir quais situações ela quer para sua vida.
  • Auto-domínio – é através do Autoconhecimento que se pode chegar ao Auto-domínio da Vida: “O Autodomínio é o DNA do Domínio da Vida” Robin Sharma.
  • Auto-motivação – a Pessoa tem que querer mudar! Este é um aspecto muito importante!
  • Motivação – na maioria das vezes a Pessoa também precisa ser motivada e induzida à automotivação!
  • Paixão – a Pessoa tem que sentir Tesão por aquilo que quer fazer.
  • Fortalecer e/ou Mudar, o Ambiente – Item 3, onde a Pessoa mora e/ou trabalha!
  • , dizem que a FÉ derruba Montanhas!  O uso da FÉ gerou e criou grandes Impérios que existem há mais de 2.000 anos! “Se tens FÉ, cumpre saberes que tudo é possível àquele que a tem.” “Nossa FÉ ao iniciarmos um empreendimento duvidoso, é a única coisa – compreenda bem isso – a única coisa que assegura o bom êxito dele.” 

 

Um dos pontos mais importantes aqui observados, o que se refere à FÉ, tem muito peso, pois como a Pessoa é um “Ser Multi-direcional”, composto – que nem a Terra – de um Campo de Energia Eletromagnético que se movimenta dentro de 3 Corpos que formam o Ser Humano: o Corpo de Energia Física onde as Moléculas das 12 hélices do DNA Físico se movimentam, o Corpo de Energia Mental onde as Moléculas das 12 hélices do DNA Mental se movimentam  e o Corpo de Energia Espiritual onde as Moléculas das 12 hélices do DNA Espiritual se movimentam. As Energias que não enxergamos e que se movimentam no Campo de Energia Eletromagnético do Planeta, se manifestam nos nossos Corpos Mentais e Físico, atraídos e/ou filtrados pelo nosso Corpo Espiritual. Por exemplo, toda doença existe já no Espaço Cósmico e somos nós que a atraímos através do nosso Corpo Espiritual ou dito de outro modo, pelo nosso Espírito.

E é nesse Corpo Espiritual que se manifesta e funciona a FÉ! A FÉ mexe primeiro com o Corpo Espiritual da Pessoa para depois se manifestar nos outros dois Corpos que a compõem. Por isso muitas pessoas conseguem grandes mudanças nas suas vidas, e até “milagres”.

 Estas situações pontuadas, devem ser trabalhadas com ajuda de Profissionais especializados, seguindo sistemas de Coaching específicos.

Espero assim, ter contribuído com a maravilhosa polemica.

 

Rú’bhens Spagnolo

Leadership Counselor

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply