VALE TUDO POR DINHEIRO.

Wladimir R. Palermo

Os resultados de curto prazo são, para muitas empresas, a prioridade número um para sair de uma crise de caixa e para evitar o risco da quebra.

Entretanto, muitas são as empresas que sucumbem à sedução dos ganhos de curto prazo e utilizam tal modelo de forma permanente, deixando de considerar os seus graves efeitos colaterais ao longo do tempo.

A promoção de profissionais sem a devida qualificação para cargos de direção, mais a sedução provocada pela promessa de bônus financeiros individuais por resultados, têm intensificado o uso deste modelo, criando uma espécie de “vale tudo por dinheiro”.

Correndo atrás do bônus por performance esses executivos sacrificam os pilares da sustentabilidade de suas empresas em benefício da sustentabilidade de suas contas bancárias pessoais.

A ansiedade por mostrar rapidamente resultados tem elevado a níveis perigosos a geração de estresse negativo por parte desses executivos, o que acaba por corroendo a motivação, a alegria e o engajamento das pessoas, e consequentemente comprometendo a performance sustentável.

Os mais talentosos, os que possuem empregabilidade, são os primeiros a deixar a empresa quando submetidos a lideranças desse tipo, permanecendo nela os inseguros, os menos talentosos, aqueles com pouca empregabilidade.

Na prática o que ocorre é a opção pela mediocridade no médio e longo prazos, em troca de aparentes resultados de curto prazo, mas não sustentáveis.

Um jogo perigoso em que, no médio e no longo prazos, deixa de existir o ganha-ganha, prevalecendo o ganha-perde ou o perde-perde geral.

Performance sustentável é vital para todas as empresas que pretendem se tornar sustentáveis e performance sustentável não se obtém com pressões, ameaças de demissão e, em contrapartida, bônus para os opressores.

Performance sustentável é uma consequência das atitudes e comportamentos do conjunto dos líderes de cada empresa, o tal efeito chuveiro que atinge a todos da organização e que gera valor percebido pelos clientes.

Wladimir R. Palermo é o fundador do GRUPO BEST IN CLASS®, que tem como propósito ajudar as empresas na construção de uma Cultura Corporativa que se adapte com Agilidade e Habilidade a Mudanças e promova a Alta Performance como uma consequência Natural e Sustentável das atitudes de todos os seus Líderes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.