CULTURAS ASSASSINAS

Wladimir R. Palermo

Tenho ouvido e acompanhado de perto a ocorrência de assassinatos de boas ideias inovadoras por causa da reação da Cultura Corporativa / Comportamento Corporativo.

Graças às facilidades trazidas pela revolução digital, aumentou significativamente o volume de mudanças que povoam o planeta, dentre elas uma quantidade maior de mudanças com potencial disruptivo.

Torna-se, assim, um paradoxo ver muitas ideias inovadoras sendo sumariamente assassinadas pela cultura das empresas.

O que deve ser feito primeiro? “Buscar as ideias inovadoras” ou “Repensar a cultura”?

A meu ver devemos primeiro repensar a cultura da empresa, o seu comportamento corporativo, o que não significa desmontar o que existe e construir outra coisa.

Tradicionalmente a cultura corporativa é moldada pela intuição dos dirigentes e proprietários, e pela livre combinação de comportamentos de seus funcionários, que são fortemente influenciados de cima para baixo pelos comportamentos dos líderes.

Longe de ser um importante instrumento de competitividade e diferenciação concorrencial, esta cultura normalmente determina a criação de obstáculos à comunicação e inovação, estreitamento de visão, burocracia e intriga: um fenômeno que segue alheio à gestão.

Repensar a Cultura Corporativa – Comportamento Corporativo requer processos estruturados de observação do cenário interno e externo e de análise e avaliação das observações colhidas, para então desenhar e construir os ajustes que farão com que ela se torne capaz de se adaptar com agilidade e habilidade às mudanças, sejam elas quais forem.

Não é uma tarefa rápida, nem fácil, mas absolutamente necessária para que a alta performance seja sustentável e alinhada com as expectativas dos clientes.

Wladimir R. Palermo é o fundador do GRUPO BEST IN CLASS®, que tem como propósito ajudar as empresas na construção de uma Cultura Corporativa que se adapte com Agilidade e Habilidade a Mudanças e promova a Alta Performance como uma consequência Natural e Sustentável das atitudes de todos os seus Líderes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.