contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

Artigo

QUANDO O NOME DA EMPRESA SE TORNA O SEU SOBRENOME. CUIDADO!

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos

Muito normal nos anunciarmos num telefonema, mensagem ou até apresentação pessoal, quando o contexto é profissional, como sendo o fulano da empresa X.

Esse ato habitual e inconsciente pode, porém, carregar um risco, não percebido, de perda de identidade.

Explico:

Pode ocorrer e, pelo que tenho testemunhado ocorre, que muitos profissionais assumam o nome da empresa como uma espécie de sobrenome, ficando com sua identificação associada à empresa, deixando de lado a identificação pessoal como principal patrimônio adquirido.

As conquistas pessoais e profissionais são de cada indivíduo, sendo óbvio que muitas empresas contribuem para a formação, crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, mas daí a confundir a própria identidade com a da empresa, é um caminho perigoso.

Óbvio que ninguém é insubstituível e nem eterno nas empresas e assim, em um momento em que ocorra um rompimento por uma das partes, a dissociação do nome da empresa com a sua forma de identificar-se perante outros, pode ser bastante dolorosa.

Alguns chegam a viver um período de luto e até mesmo caem em um vício de repetir “lá na X fazíamos assim ou assado” ou pior, continuam a falar como se ainda estivessem na empresa “lá nós fazemos assim…”.

Para quem ouve essas frases pode haver uma percepção de frustração por parte do interlocutor ou de algo mal resolvido na mente daquela pessoa.

Claro que esse comportamento pode carregar muito da gratidão e admiração pelo que se viveu naquela empresa e isso é louvável, pois não se deve desprezar os lugares e as pessoas que nos ajudaram e apoiaram no crescimento.

O que não pode haver é uma anulação das próprias capacidades e méritos e, especialmente, da própria identidade profissional.

Já testemunhou pessoas que deixaram de atuar em uma empresa e quando procuram por um contato precisam dizer “é o fulano que era da empresa X”?

Pior ainda quando dizem “é o fulano da empresa X”, ainda identificando-se como se continuasse lá.

Tão bom quando o nome por si só já diz tudo e faz você ser lembrado ou até procurado, após você deixar uma empresa.

Aquilo que se prática, a forma de agir, de tratar pessoas, sendo elas da empresa, de clientes, fornecedores ou qualquer outro tipo de relacionamento profissional, gera a verdadeira identidade para a carreira.

Estando em uma empresa hoje, em outra no próximo ano ou tornando-se um empreendedor, a sua identidade é sua e você deve ser lembrado por ser VOCÊ e não por conta da empresa onde trabalha ou de empresas onde trabalhou.

Carregue sempre o carinho, a gratidão, a admiração e o respeito pelos lugares por onde passou, aprendeu, cresceu e ofereceu a sua contribuição, mas saiba que o seu comportamento é que o torna único, admirado, respeitado e lembrado.

Pense nisso e seja sempre reconhecido como VOCÊ!

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply