contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

Artigo

O 5 COMPONENTES DA ALTA PERFORMANCE.

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos

Wladimir R. Palermo

Todas as empresas precisam de alta performance, tanto no presente quanto no futuro.

E o que as equipes precisam para atuar com alta performance?

O que é uma equipe de alta performance? Uma equipe que faz mais e melhor, porque quer!

Assim sendo, o que as empresas precisam fazer para que suas equipes “sintam vontade” de fazer mais e melhor?

Na busca das respostas para essa pergunta vemos as empresas investindo, entre outras coisas, no redesenho do layout, na criação de espaços para descontração, na pintura dos ambientes com cores alegres, na oferta de convênios para prática de exercícios físicos, na melhoria do cardápio das refeições, etc.

É claro que todos esses investimentos criam condições de conforto e bem-estar para as pessoas e não devem ser esquecidos. Mas não é isso que leva as pessoas a “quererem” fazer mais e melhor, carregando esse estado emocional de forma genuína.

Por se tratar de um estado emocional, ele precisa ser despertado, desenvolvido e mantido nas pessoas, e essa é a principal missão de cada um dos líderes das empresas.

São quatros pilares que estruturam esse estado emocional e todos eles dependem dos líderes:

  • Confiança: o pilar básico sem o qual nenhuma relação se sustenta. Esse pilar leva em consideração o quanto os líderes são autênticos, coerentes, abertos e aceitam as diferenças entre as pessoas.
  • Direção: a clara indicação para as pessoas poderem saber para onde estão indo, tanto no curto quanto no longo prazo.
  • Motivação: para que as pessoas tenham motivos para quererem ir na direção indicada.
  • Orientação: para que as pessoas estejam preparadas e tenham condições para caminhar corretamente, com a qualidade e a velocidade ideais, na direção indicada.

Há, entretanto, um quinto elemento, de natureza destruidora, que precisa ser controlado permanentemente, pois ele corrói os 4 pilares acima mencionados: o Stress!

Estamos nos referindo aqui ao stress que pode ser administrado e que depende exclusivamente dos líderes da empresa. Esse stress interfere na vida das pessoas e basicamente tem duas fontes de geração: a carga de trabalho e o relacionamento entre o líder e seus liderados.

É a combinação desses elementos que leva as pessoas a quererem fazer mais e melhor de modo genuíno e levam as empresas a obter e manter alta performance, destacando-as da concorrência.

Wladimir R. Palermo é o fundador do Grupo BEST IN CLASS®que tem como propósito ajudar as empresas na obtenção de Resultados Superiores, sustentados por uma Máquina de Alta Performance capaz de Executar de modo alinhado as Estratégias.

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply