contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

PORQUE A CULTURA COME A ESTRATÉGIA E COMO CONTROLAR SEU APETITE

Wladimir R. Palermo
2 months ago
Best in Class > Artigos > Artigos > PORQUE A CULTURA COME A ESTRATÉGIA E COMO CONTROLAR SEU APETITE

PORQUE A CULTURA COME A ESTRATÉGIA E COMO CONTROLAR SEU APETITE

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos

Wladimir R. Palermo

O

Quando a palavra Cultura é mencionada, para grande parte dos executivos isso é traduzido por “um assunto do RH”.

Por ser intangível, raros são os gestores conscientes a respeito da profundidade, da complexidade e da importância que a Cultura carrega para a obtenção de resultados de alta performance sustentáveis ao longo do tempo.

Entre as famosas frases de Peter Drucker está uma que diz: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.

Enquanto a estratégia é algo tangível, normalmente definido no primeiro escalão das organizações, publicado e acompanhado periodicamente, a execução da estratégia ocorre a partir do primeiro escalão e segue até chegar nos clientes, passando pelos filtros intangíveis da cultura organizacional.

A cultura poderia ser resumida como “o jeitão da empresa, a forma como as coisas acontecem nela”.

Entretanto ela é o resultado de uma verdadeira combinação química originada pelas pessoas da empresa e seus respectivos comportamentos e hábitos, fortemente influenciados de cima para baixo.

Por isso é única para cada empresa, é impossível de ser copiada e apresenta forte dose de estabilidade ao longo do tempo.

É exatamente por tais características que ela é o ativo mais valioso de qualquer empresa pois, se for bem administrada, será capaz de gerar resultados superiores, sustentáveis ao longo do tempo, destacando a empresa dos seus concorrentes.

Somente ao tangibilizar a Cultura, mapeando-a e mensurando seus componentes estruturais, torna-se possível identificar a situação de cada um desses componentes, ajustando-os de modo a fazer com que a Cultura forneça o apoio requerido para que a Estratégia seja fielmente executada do topo à base, chegando até os clientes e maximizando os resultados esperados.

Só assim a Cultura poderá ter seu apetite controlado e deixar de comer a Estratégia.

Mesmo assim, pela profundidade e pela complexidade de sua natureza, trata-se de um processo de médio e longo prazo que requer a participação e o apoio, integral e irrestrito, da principal liderança da empresa.

 

Wladimir R. Palermo é o fundador do Grupo BEST IN CLASS®que tem como propósito ajudar as empresas na obtenção de Resultados Superiores, sustentados por uma Máquina de Alta Performance capaz de Executar de modo alinhado as Estratégias.

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply