contato@bestinclassgroup.com
+55 11 4118-2202

A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE ALTA PERFORMANCE

Wladimir R. Palermo
3 months ago
Best in Class > Artigos > Artigos > A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE ALTA PERFORMANCE

A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE ALTA PERFORMANCE

Posted by: Wladimir R. Palermo
Category: Artigos

Wladimir R. Palermo

 

Tanto o Great Place do Work quanto a Deloitte publicaram recentes trabalhos a respeito da importância da Cultura para o sucesso das organizações.

Há alguns anos nosso grupo – BEST IN CLASS – desenvolveu um processo de Análise da Estrutura da Cultura Organizacional partindo de um alicerce, três pilares e um elemento adicional capaz de corroer o alicerce e os pilares.

A combinação desses cinco elementos nos mostra o grau de apoio que a Cultura da organização oferece para a Execução alinhada da Estratégia e assim gerar alta performance sustentável.

Esses 5 elementos são:

  • CONFIANÇA – o alicerce essencial – As pessoas da organização sentem que seus líderes são Autênticos (o que eles dizem reflete o que eles pensam), são Coerentes (praticam seus discursos), são Abertos (para dar e para receber feedback livremente) e praticam a Aceitação (acreditam sinceramente que os outros têm o direito de ser e pensar de modo diferente).
  • DIREÇÃO – o que fazer – As pessoas da organização sabem para onde caminham, sabem o que fazer, quais são as prioridades, qual é o foco, existe clareza de entendimento a respeito de suas atividades e seus líderes acompanham periodicamente o trabalho que está sendo feito.
  • ORIENTAÇÃO – como fazer – As pessoas da organização sabem como realizar suas atividades, receberam treinamento, seus líderes lhes oferecem suporte e procuram desenvolver todas as suas capacidades. Adicionalmente seus líderes são verdadeiros exemplos que ensinam mais do que suas palavras.
  • MOTIVAÇÃO – porque – As pessoas da organização querem caminhar na direção indicada, estão engajadas com o propósito da empresa, sentem que são reconhecidas e valorizadas e sentem que seus líderes carregam expectativas elevadas em relação a elas, liberando seu potencial para contribuir.
  • STRESS o elemento corrosivo – Trata-se do stress que parece não ter fim, geralmente causado por duas fontes absolutamente administráveis pelos líderes da empresa: a carga de trabalho que prejudica o convívio das pessoas com suas famílias e a forma como os líderes tratam os liderados.

Pesquisas que realizamos no segundo semestre de 2019 junto ao C-Level de mais de uma centena de organizações revelam que a Cultura come, em média, 45,2% da estratégia, ou seja, apenas 54,8% da estratégia acaba sendo executada.

Esses resultados nos revelam que existe um enorme espaço para incremento de resultados e para diferenciação das empresas em seus mercados de atuação, o que requer a construção de uma cultura capaz de executar de forma alinhada a estratégia.

 

Wladimir R. Palermo é o fundador do Grupo BEST IN CLASS®que tem como propósito ajudar as empresas na obtenção de Resultados Superiores, sustentados por uma Máquina de Alta Performance capaz de Executar de modo alinhado as Estratégias.

Author: Wladimir R. Palermo

Leave a Reply